Quem está ao seu lado e ao lado de quem você gostaria de estar?
Desde criança começam as buscas por uma “mentoria” no ambiente interno e ou externo. Algumas pessoas se conectam mais com determinadas pessoas fora da família, outras com membros específicos do círculo familiar e há quem se considere mais “autossuficiente”.
De toda forma, as pessoas necessitam de “dicas, conselhos, apoios, ajudas, orientações” para dar suporte ou incentivo para promoção de uma mudança, de um constante aprimoramento e alcance daquela tão esperada ascensão.
Ocorre que o “ego” (parte integrante do ser humano) infelizmente pode atrapalhar. Muitos só se dão conta de que alguém lhe foi útil quando a pessoa já passou pela vida deles ou, em outros casos, há quem passe a vida sem se dar conta da importância da presença de muitas pessoas em suas vidas.
Agora, já pensou se houvesse um jeito de “mapear” aquelas pessoas que “oferecem mais ajuda” dentro do círculo familiar, profissional ou social? Imagine poder entender quando e como algumas dessas pessoas poderiam prestar algum tipo de suporte para você ou você para elas?
Felizmente, há um método para descobrir se determinadas pessoas apresentam potencial para ajudar e em quais áreas (financeira, familiar, carreira, estudo, espiritual, visibilidade etc.) ofereceriam mais “apoio”, tanto em momentos pontuais quanto de forma mais permanente. Estas pessoas são chamadas de “Noble People”.
Esse estudo faz parte da Astrologia Chinesa (BaZi), composta por uma metodologia sistematizada baseada no dia, mês e hora de nascimento, que é capaz de determinar quem são aquelas pessoas importantes para se estar ao lado enquanto subir “as escadarias” do aprendizado, do progresso, das realizações e das conquistas.
Ainda que algumas pessoas sejam mais “autossuficientes”, nenhuma consegue viver completamente isolada nesse Planeta. Há momentos em que a vida requer um empurrãozinho na direção “certa”, que tanto pode te colocar novamente no caminho “certo” quanto te ajudar a “avançar” naquele em que você já se encontra. E, seria neste ponto que este/a “Noble People” entra em cena. Não há quem não precise de ajuda, conselho ou algum tipo de bajulação em certos momentos da vida, não é mesmo? Será que em cada esforço galgado ou a cada sonho realizado não havia alguém orientando e dando suporte para obtenção desse sucesso ou conquista?
É fundamental ter em mente que tal assistência ou apoio do/a Noble People pode ser direto (explícito) ou indireto (sutil). Um clássico exemplo de ajuda direta seria de uma “nobre pessoa” que, literalmente, emprestasse dinheiro a outra que se encontrasse em apuros financeiros. Já um exemplo de ajuda indireta e sutil poderia ser representada por um conselho ou aconselhamento recebido que não necessariamente teria que ser “gostoso e compreensível”, mas, por vezes, crítico ou desafiador, porém cheio de boas e sinceras intenções e que ajudasse determinada pessoa a sair do atoleiro em que se encontrava.
Claro que é naturalmente mais difícil apreciar ou mesmo reconhecer uma assistência indireta e sutil prestada por algum/a Noble People. Muitas vezes, pode-se discordar da abordagem que um/a Noble People adota para ajudar. De toda forma, o mais importante seria perceber que “deu resultado”. Tente fazer um checklist dos principais momentos em sua vida, percebendo como ocorreram as principais mudanças e se alguém em específico te chama a atenção. Será que muitas intervenções indesejadas de terceiros, quer goste ou não, já não te “salvaram a pele”? Será que tais pessoas não seriam seu/sua Noble People e quão importante seria para você saber, de fato, quem são eles/as em sua vida?
Tão relevante quanto a capacidade de aprender com as consequências de cada ação tomada seria perceber as contribuições diretas e indiretas de um/a Noble People, pois estes/as também possibilitam o crescimento e fazem aquela diferença “de não apenas se passar pela vida, mas de aprender com as experiências fornecidas por ela”.
Em últimas palavras, para encontrar “essas pessoas” você pode tanto utilizar o estudo do BaZi (Astrologia Chinesa) de forma mais pontual e incisiva transformando esse “apoio” em uma ferramenta de Autoconhecimento e Planejamento quanto usar seus insights e reflexões para “resgatar da memória” as pessoas que já passaram ou estejam em sua vida nesse sentido. Seja no ambiente familiar, pessoal e principalmente profissional, é importante aprender a reconhecer os “sinais” diretos e indiretos para usar em benefício próprio e de outro/a. Enquanto houver caminhos para se percorrer, seja no círculo de amizades, na equipe de trabalho, no casamento, nos relacionamentos, de uma forma temporária ou até mais permanente, é imprescindível descobrir quem são as pessoas que estão ao seu lado tanto para inspirá-las quanto para ser inspirado/a por elas! Boa sorte!