Ao longo de aproximadamente quatro mil anos dentro da China foram sendo desenvolvidas várias técnicas para captar “energia” de forma mais favorável possível. Esse conhecimento ficou detido entre as dinastias e concentrado nas mãos de importantes imperadores, por meio de seus “feng shui mestres”. Apenas nos últimos séculos que alguns desses importantes estudos foram sendo disseminados em outros países.
Podemos dizer que o Feng Shui é considerado uma ciência empírica ou metafísica, que por milhares de anos ficou concentrada nas mãos de imperadores chineses, e há menos de meio século foi sendo revelada a uma pequena parte da população, antes de ultrapassar o território asiático. E agora podemos utilizar dessa técnica milenar a nosso favor.
Nessa “corrida” por manter o poder, foram sendo desenvolvidos vários métodos, por meio de várias escolas de Feng Shui. O que podemos concluir disso é que todas as escolas tem o seu valor e o seu importante papel na história, mas as escolas mais “poderosas” foram aquelas que “dificultaram/esconderam” o máximo que puderam seus métodos.
Uma das últimas escolas a revelar seus métodos foi a Escola do Feng Shui Clássico. E mesmo assim, somente uma pequena parcela dos “feng shui mestres” conseguiram ter acesso.
Assim, como já deu para perceber, nos baseamos nos estudos da Escola Clássica, que consiste em duas metodologias, o San Yuan e o San He. O San Yuan estuda a captação da energia favorável com relação ao tempo, para influenciar o Qi da área/local. Dentro do San Yuan, existem outras metodologias como o Xuan Kong Da Gua, o Flying Star e o Eight Mansions, que permitem aumentar ainda mais a acuidade da análise. O San He avalia a influência do ambiente, como “montanhas” (relevo) e rios (ruas, fluxos de passagens). O Feng Shui Clássico também pode ser praticado em conjunto com a astrologia chinesa (BaZi), estudo que corresponde aos quatro pilares do destino e proporciona um autoconhecimento extraordinário.
O componente comum entre as Escolas e seus métodos corresponde ao fluxo de energia (Qi) num determinado local. É aplicado visando recolher o máximo da energia benéfica (Sheng Qi) e evitar a energia desfavorável (Sha Qi).