skip to Main Content

A Importância da Data de Aniversário na Metafísica

“A celebração da vida”, podemos dizer, é uma dádiva…

Anualmente pessoas do mundo inteiro fazem “aniversário”. Tem vários formatos de “comemorar” esse evento. E cada pessoa, conforme o seu estilo ou momento, dá a esse dia um toque especial ou peculiar, variando conforme o perfil, as suas características ou até mesmo a fase da vida que se encontra. Mas muito poucos refletem sobre a importância dessa data. E você já parou para pensar nisso?

Em meio a Pandemia, Covid-19, fica extremamente complicado pensar em “comemorar” na forma convencional. Pessoas se reinventam, inovam, ousam mais ainda, mas dificilmente despertaram para o real valor desse momento.

Já pensou que a “data de aniversário” pode representar mais do que “vir ao mundo”? Para nós, estudiosos da metafísica, tais como Astrologia Chinesa, Feng Shui e Qi Men Dun Jia, o ser humano ao nascer “imprime uma característica própria” e, de acordo com as configurações cósmicas daquele exato momento, seu Qi (energia) é determinado. Esse pequeno detalhe é uma joia inestimável para compor a reflexão da vida, “interpretar melhor seu destino” e “valorizar” cada etapa ou momento que estamos.

O que causa muita controvérsia é estabelecer “esse exato momento”. Antigamente, principalmente no Brasil, devido a forma de vida mais precária, era comum as pessoas registrarem as crianças em data distinta daquela do nascimento. Determinar o horário então, era mais complicado ainda. Algumas pessoas informam que foi no nascer do sol, outros que era noite de lua cheia ou após o almoço. São marcos condicionados a uma lembrança, mas que, infelizmente, pode não exprimir o momento real.

Na China antiga, devido a muitas tradições, as crianças tinham sua data vinculada ao ano do horóscopo chinês, por exemplo, “nasceu no ano do Rato ou do Dragão” e mesmo assim, o dia em si era determinado no momento do registro, assim como no Brasil daquele tempo. Mas lá, essa questão era ainda mais complexa, pois como os chineses tinham seus próprios calendários tais como o Calendário Lunar e o Calendário Solar, estabelecidos por métodos de contagem diferentes, “as datas” dificilmente coincidiam. Somente em meados 1912, a China começou a utilizar o Calendário Gregoriano para finalidade internacional. No entanto, muitas famílias acostumadas com aquela temática permaneceram com seus Calendários próprios.

Ainda bem que, pensando nesse aspecto, estudiosos criaram um calendário que permite ao chinês “converter” a data de nascimento para o Calendário Gregoriano. Mas quão importante é essa conversão? Além de “comemorar” de forma “padronizada”, o estudo metafísico que seguimos tem os princípios baseados no Calendário Solar Chinês, mas considerando o “padrão internacional de registros baseados no Calendário Gregoriano”, utilizamos as datas de nascimento baseadas no dia e hora do padrão universal, que fica mais fácil.

Então, se a pessoa teve seu registro “verdadeiro”, ou seja, a data de nascimento original baseada no calendário Chinês, conseguimos “converter” para o Gregoriano e realizar nossos estudos metafísicos, sem dificuldades. Se a pessoa nasceu em data distinta do registro, mas a verdadeira data foi guardada na lembrança dos seus familiares ou pessoas próximas, nós utilizaremos em nossos cálculos essa data real.

Tendo ajustado esses “detalhes”, seguindo o tema, cada personalidade (ser humano), por meio do autoconhecimento pode agregar às suas “comemorações” outras questões para refletir e se planejar. Os estudos metafísicos, por meio da sua data (e hora, quando possível) faz uma leitura mais profunda sobre o “quem sou”, “como me comporto”, “como visto os meus papéis na vida” gerando uma ferramenta suporte, um guia para lhe permitir implementar melhores soluções ou promover um entendimento do seu caminho, dos seus períodos (as famosas “fases da vida”, que até viraram clichês), revelando talentos e mostrando áreas que possibilitam crescimento.

É importante saber que seu “timing”, independente da “hora e data verdadeiros”, são suas escolhas, suas ações, suas buscas e “estar na hora certa, no lugar certo, fazendo a coisa certa”. Não tem como fugir desse mandamento! De toda forma, nossos estudos, por meio da data de nascimento (Calendário Gregoriano), possibilitam cálculos e combinações usando o yin yang, os 12 animais da astrologia chinesa, os 5 elementos fogo, terra, metal, água e madeira, as coordenadas, entre outros, que nos permite oferecer “ferramentas-guia” para você “comemorar” sua data de nascimento com mais consciência, mais clareza,  mais confiança, potencializando os melhores resultados possíveis, lhe permitindo acessar “respostas”, influenciando de forma positiva, “tanto o melhor quanto o menos desejável momento”, ou seja, nossa intenção é mostrar que a sua “data de aniversário” representa mais do que “vir ao mundo” e pode ser ainda mais especial a cada ano, como uma dádiva mesmo.

Pat Piquera 

 

Back To Top