skip to Main Content

Ano Novo Chinês: dois calendários…duas datas e uma comemoração

Primeiramente, sabia que existe um sistema de calendários entre as principais civilizações que é bem complexo, variando de acordo com o seu grau de sofisticação e utilidade? E que alguns povos os utilizam para contagem de ciclos, como guia informativo etc.

A utilidade de Calendário é necessária para gerar um sistema de contagem e ordenamento dos dias, a fim de atender as necessidades de uma sociedade e sua organização.

A palavra Calendário tem origem no latim “calendarium”, que significa “livro de registro”. Estima-se que a origem do “Calendário” se deu pela necessidade de “organizar o tempo, observar e registrar os eventos na natureza”, possivelmente na época dos Sumérios em torno de 2.700 a.C. ou na China 3.000 a.C.

O nosso calendário usual tem origem Cristã, foi criado em Roma no século VI por Dionísio, sendo estipulado que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus. Em 1582 o papa Gregório XIII tornou esse calendário oficial, por isso nosso calendário também é conhecido como Calendário Gregoriano. Ou seja, será influência política ou não?

Embora a China também utilize o calendário gregoriano desde 1912, por ser adotado internacionalmente, os chineses possuem dois sistemas de Calendários Chineses: O Calendário Solar e o Calendário Lunar. Mas nem todos chineses sabem disso. Então, se até eles desconhecem essa informação, imagine nós…

O Calendário Chinês Lunar baseia-se em ciclos de doze anos, governados pelos animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Porco, é geralmente usado em festivais e datas comemorativas. Como seus ciclos sofrem constantes variações, o Ano Novo Chinês, mais popularmente conhecido na China, cada ano é comemorado em uma data diferente.

Já o Calendário Chinês Solar, usado antigamente para determinar as datas para o início do plantio e da colheita, e entre os eruditos usado como ferramenta de auxilio nos cálculos de Feng Shui, BaZi e Seleção de Datas Personalizadas, não sofre variações em suas datas, portanto, todos os anos transitam no mesmo dia, e o Ano Novo de acordo com o calendário Chinês Solar é todo dia 4 de fevereiro, que coincide com a data do calendário gregoriano. Mas lembrem: a China só comemora usando o Calendário Lunar.

Em nossos estudos sobre metafisica chinesa não usamos o calendário gregoriano, utilizamos o Calendário Solar Chinês porque contém elementos diários que são particularmente representados pelos cinco elementos Fogo, Água, Madeira, Metal e Terra, todos em sua composição yin e yang, que nos ajuda nos cálculos.

Nosso Ano Novo Ocidental Gregoriano já passou, mas o Ano Novo Chinês do Calendário Lunar chegou (25/01/2020) então: Feliz Ano Novo Chinês (Xin Nian Kuai Le)!

Pat Piquera

Back To Top