Como usar tempo e dinheiro dentro do Feng Shui – Parte I
Quando comecei a aprender sobre Feng Shui, a primeira coisa que todos os alunos da turma queriam saber era: como se tornar instantaneamente um milionário, inclusive eu. A resposta provavelmente irá decepcioná-lo. Infelizmente, não existe uma fórmula secreta. No entanto, o Feng Shui pode ajudá-lo a obter independência financeira, melhorando a qualidade do seu tempo, dependendo das suas ações.
Muitos de vocês podem se sentir presos na vida ou que não estão progredindo o suficiente, “como um hamster girando em uma roda e indo a lugar nenhum”, ou a cada dois passos que você dá, acaba tendo a impressão que está dando um passo para trás. E, nesse sentido, o Feng Shui pode ajudá-lo a mudar sua vida para melhor.
O papel do consultor de Feng Shui, por meio da análise do seu local de interesse, quer seja uma residência ou empresa, é verificar a qualidade do Qi (conforme pode ser consultado em artigos anteriores). Após essa análise são localizados os setores onde estão o Qi favorável e desfavorável dentro do seu ambiente. O objetivo dessa consultoria é tirar melhor proveito do bom Qi e evitar que o mau Qi te prejudique. Assim, ao utilizar adequadamente, tanto os setores com o bom quanto com o mau Qi, você obterá automaticamente um resultado mais positivo, ampliando o fluxo de energia positiva e tornando o ambiente mais agradável e harmonioso, consequentemente trazendo boa sorte para seus ocupantes.
Um bom Feng Shui ajuda muito, mas ainda assim é preciso uma certa habilidade para lidar com a questão financeira. Muito se fala sobre “independência financeira”, mas o que isso realmente significa? Cada pessoa tem a sua própria ideia sobre igualdade. Minha opinião, em termos de igualdade de fato, é que todos nós possuímos a mesma quantidade de “tempo”, ou seja, 24 horas por dia. Não temos um segundo a mais ou a menos que nossos concidadãos. Considerando que o salário é expresso em tempo, “X R$/hora de trabalho”. Então, como você poderia aumentar o seu salário, usando o mesmo tempo? O componente diferenciado é o “conhecimento”, expresso na fórmula “X R$/hora de trabalho + conhecimento” (que inclui experiência). Portanto, tecnicamente, quanto mais conhecimento você possuir, maior poderá ser o seu salário.
Muitas pessoas têm a ilusão de que um milhão ou dez milhões de reais já bastariam para estarem “feitas na vida”. Conseguem imaginar o quão ilusório é esse pensamento? Ganhar um milhão é mais fácil do que manter um milhão. E por quê? Somos constantemente bombardeados na mídia com um novo gadget ou moda que supostamente melhorará a nossa vida. Sem percebermos, esse estilo de vida acaba nos transformando em “escravos modernos”. Nos incentivando a comprarmos mais e mais coisas e nos encurralando em mais e mais dívidas.
Qual seria a solução, considerando tempo, conhecimento e Feng Shui? No meu entendimento, é preciso consciência e reponsabilidade por qualquer ação. Há necessidade de montar uma estratégia e disciplina para mantê-la. No quesito da independência financeira, minha sugestão prática é que, por um determinado tempo, de acordo com a sua estratégia, a pessoa economize metade do seu salário e, quando se tratar de casal, poupe o salário de um dos cônjuges. Em termos de Feng Shui, quando um local está com o Qi harmonioso, há clareza para poupar, noção de como investir e saúde para aproveitar. Boa sorte!
Alexander J. Ho.