skip to Main Content

O Feng Shui sob a ótica da Saúde e Bem-Estar

 

Mens sana, incorpore sano é uma frase muito conhecida. E, pegando “carona” nessa citação latina derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida, será que as pessoas além de ansiarem por “uma mente sã em um corpo são”, não almejariam desde aquela época um ambiente saudável para elas também?

Muitas vezes, ouvimos pessoas repetirem que estavam fazendo “tudo certo”, mas por “alguma razão” se desestabilizaram e acabaram perdendo seu “equilíbrio emocional, mental e/ou físico”. Que buscaram profissionais modelo para iniciarem dietas, realizarem atividades físicas, promoverem acompanhamentos terapêuticos…mas, não conseguiram obter êxito ou alcançarem as melhorias que tanto queriam. E por que será?

Desde a antiguidade, os chineses vislumbravam em seus estudos a importância de correlacionar “saúde e ambiente” para que suas ações fossem fortalecidas (motivadas) por um ambiente equilibrado. Então, será que o ambiente também influencia nos comportamentos, decisões, ações e na própria manutenção da saúde?

Se considerarmos que Feng Shui é o estudo do Qi (energia) de um determinado local e sua interação com as pessoas, podemos responder que, de certa forma, o ambiente influencia sim.

No Feng Shui Clássico, após visitarmos o local, aplicamos cálculos que nos possibilita não apenas entender os tipos de Qi de cada setor (ambiente) de um imóvel, como correlacioná-los a determinadas partes do corpo humano, tipos potenciais de “problemas” e até “qualidades”.

Um imóvel é capaz de “se expressar”, promovendo, fortalecendo ou diminuindo determinadas características aos seus moradores, trabalhadores e frequentadores assíduos.

Já pensaram naquelas pessoas que mesmo mudando-se de imóveis atraem os “mesmos tipos de questões” para onde quer que vão. Isso ocorre porque elas podem estar buscando imóveis com “características de Qi semelhantes” e por essa razão “os padrões das coisas” vão continuar até que elas “mudem esses padrões naturalmente” ou “encontrem um imóvel que contenha características diferentes de Qi” para ajudá-las a romperem com esse aspecto repetitivo e indesejável em suas vidas.

Por outro lado, um imóvel pode não conter um determinado setor que, por exemplo, corresponderia “a vesícula” do corpo humano. Sem esse setor, explicamos aos nossos clientes, que há potencial dos moradores desenvolverem algum tipo de problema relacionado à vesícula, ou que a vesícula, entre outros, seria um órgão potencial de “choque”. Assim, mesmo que essa pessoa se cuidasse, em um dado momento, como em um ano que combine “alguma energia conflituosa”, essa poderia ser “gatilho” para desencadear alguma questão relacionada “com esse setor faltante”.

Ressaltamos que nem sempre o Feng Shui evita que um problema ocorra, mas o Feng Shui ajuda a minimizar um problema. Outro exemplo interessante seria de uma pessoa que dormisse em setor com um Feng Shui favorável e que, no caso, esse dormitório correspondesse ao órgão do corpo humano “Rim”. Suponhamos que em um determinado ano, recaísse naquele setor (dormitório) uma combinação de energia anual conflituosa e que bem naquele ano a pessoa ficasse descuidada, adquirisse maus hábitos etc. Devido a essas mudanças de comportamento combinadas a energia anual conflituosa, poderia acontecer do dormitório “segurar até um limite possível” esses gatilhos, mas que, ainda assim, a pessoa desenvolvesse um cálculo renal. Nesse quarto favorável é possível que tanto o tratamento quanto a recuperação fossem mais eficientes. Já por outra perspectiva, se ao contrário, a pessoa dormisse em um dormitório com uma energia desfavorável e que também correspondesse ao Rim, e que ao acionar os mesmos gatilhos, o quarto “não segurasse”, então, nesse caso, dentro de nossas experiencias, é provável que tanto o tratamento quanto a recuperação não fossem tão eficientes quanto.

Por fim, cabe mencionar que ao realizarmos os Estudos de Feng Shui em um local pela primeira vez, consideramos as combinações mais estáveis de Qi. Isso possibilita recomendarmos que os setores mais favoráveis do imóvel sejam aproveitados da melhor forma possível. No entanto, existe uma sobreposição de energia anual e a cada período de 20 que se somam aquele Qi principal. Por isso, para maximizar todo o potencial favorável e/ou minimizar o potencial desfavorável indicamos o estudo de Feng Shui anual para ajudar na manutenção de um ambiente “são” para que este continue te impulsionando e colaborando com as suas melhores escolhas e tomadas de ações, gerando oportunidade de conhecer melhor o seu local de moradia ou trabalho, dificultando a “sabotagem desconhecida” dos projetos de vida, saúde e bem-estar, contribuindo assim para que seus esforços sejam mais eficazes e duradouros.

Desejamos que sua mente, seu corpo e seu ambiente sejam equilibrados e harmoniosos!

Abraços!

Equipe de Feng Shui Clássico Brasil e Estudos Metafísicos

Back To Top