Qi, o Sopro de Vida
Qi é energia no sentido mais amplo possível. É a força vital que permeia todas as formas, manifestando-se de maneiras distintas. Existe o Qi do Céu, o Qi da Terra, o Qi do ser humano, o Qi animal e o Qi que emana das plantas, lagos e montanhas. Ele pode ser harmonioso e de fluxo livre, o que é bom, ou estagnado e desequilibrado, o que é ruim.
A palavra Qi em chinês significa “ar” ou “respiração”, a própria essência da vida, pois sem o ar não existe vida. O princípio de uma força vital é comum a muitas culturas e tradições religiosas. Para os antigos egípcios, é o “ka”, para os gregos antigos, o “pneuma”, para os japoneses, o “ki”, para os nativos americanos, o “Grande Espírito” e, para os cristãos, o “Sopro de vida de Deus”.
Os seres humanos podem sentir o Qi, embora na maioria das vezes o chamemos por outros nomes. Não é incomum as pessoas perceberem ao entrar na sala, se a atmosfera parece relaxada e exaltada, ou tensa e pesada. Achamos que estamos sentindo a atmosfera do ambiente, mas, estamos, na verdade, percebendo o tipo de Qi. Quando dizemos que uma pessoa tem “boas ou más vibrações”, estamos na realidade percebendo o nível do Qi. Muitos de nós já ouvimos nossos pais nos dizerem para escolher boas pessoas para sermos amigos. Embora sem realmente fazer a correlação com o bom ou mal Qi, eles estão nos dizendo para fazer amizade com aqueles que têm um Qi vital bom e não aqueles com um Qi ruim. É incrível como não percebemos o quanto, em nosso nível subconsciente, o Qi desempenha um papel tão fundamental em nossas vidas.
A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC usa o conceito de Qi para tratar pessoas com doenças. O Qi equilibrado e fluido resulta em saúde, enquanto o Qi estagnado leva à doença. Para trazer o paciente de volta à saúde, o médico chinês trabalha para restabelecer o equilíbrio e o fluxo livre do Qi no corpo. Por exemplo, o acupunturista usa agulhas finas nos pontos de acupuntura para restaurar o Qi de uma pessoa, aliviando os sintomas de muitas condições médicas, como a dor, problemas digestivos, problemas respiratórios e outros.
Como o Qi é tão importante na determinação da saúde de uma pessoa, é facil entender o seu significado no aproveitamento do bom Qi para as nossas habitações e no ambiente de trabalho. Aqui é onde entra o papel do praticante de Feng Shui. Como o acupunturista que diagnostica e trata os desequilíbrios de Qi de um indivíduo, o praticante de Feng Shui avalia os desequilíbrios de Qi em ambientes externos, como terrenos, e internos, como das casas e apartamentos e propõe uma solução. Nos dois casos, o objetivo é restabelecer um fluxo mais harmonioso de energia ou Qi. Não há nada mais importante na nossa vida como garantir o melhor Qi para nós e os nossos entes queridos.
Pauline Y. Ho